quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Análise de Atômica

Resultado de imagem para atômica

Baseado na HQ The Coldest City (2012), Atômica é um ótimo filme de ação que possui várias cenas de ação e uma protagonista carismática, junto com uma história cheia de reviravoltas e tensão total. A história é contada através de um briefing no MI6 em que Lorraine Broughton (Charlize Theron, de Mad Max : Estrada da Fúria, e do recente Velozes e Furiosos 8) relata a sua missão em Berlim, em Novembro de  1989, prior a queda do Muro de Berlim, para encontrar um agente duplo chamado "Satchel" que está matando vários agentes do MI6, e recuperar uma lista de agentes roubada por Satchel.

A História é contada de trás pra frente, algo que já foi feito em vários filmes como a trilogia Se Beber, Não Case, ou o Missão Impossível 3 (2006). Porém, a maneira como ela é contada, seja por suas reviravoltas óbvias ou vários momentos de tensão, faz com que dê um ar de novidade a esse filme.

O grande destaque desse filme está nas cenas de ação, que são sempre intercaladas por uma trilha sonora dos anos 80, como Queen ou David Bowie. O diretor David Leitch (De Volta ao Jogo, e o vindouro Deadpool 2) conseguiu fazer com que as cenas de ação fossem intensas e, ao mesmo tempo fluídas, com um tom de violência gratuita.

Como o filme se passa em Novembro de 1989, dá pra perceber que houve uma recriação de Berlim antes da queda do muro, seja pelos seus postos de controle ou pelas notícias da televisão alemã, mas também parece que houve uma pesquisa cautelosa ao citar alguns elementos da cultura pop, como um filme alemão dessa época ou as trilhas sonoras que aparecem durante a ação.

 Por fim, devo destacar as atuações do filme como a Charlize Theron, em seu segundo papel de heroína poderosa, assim como James McAvoy (X-Men : Apocalipse) como seu contato em Berlim, David Percival, e outros como John Goodman (Valerian e a Cidade dos Mil Planetas) , Toby Jones (Capitão América 2 : O Soldado Invernal) e Sofia Boutella (do recente A Múmia) como uma agente francesa e interesse amoroso de Lorraine.

Atômica é um excelente filme de ação que possui uma boa história, embora algumas revelações sejam óbvias, além de possuir grandes momentos de ação que vem junto com boas atuações e com uma excelente trilha sonora e grandes citações à cultura pop de 1989. Recomendado para os fãs de filmes de heroínas poderosas, como Tomb Raider (2001) ou a saga Resident Evil (2002-2017) e para aqueles que gostam de uma história envolvente e tensa.