Dunkirk, até agora, é considerado um dos grandes filmes de 2017. Dirigido por Christopher Nolan (da Trilogia Batman e Interestelar), é um filme que mistura muitas emoções : confiança, esperança e até mesmo a solidariedade. Ele é visto de três pontos de vista : pelos soldados no molhe, pelos pilotos da Royal Air Force e pelos civis, que vivem nos barcos, e são convocados para evacuar os vários soldados da praia de Dunquerque, no norte da França.
No primeiro ponto de vista, vê-se o desespero que os soldados estão em sair da cidade, e nós vemos isso de um soldado francês, que finge ser de inglês, a tensão entre os companheiros em tentar fugir de várias maneiras, desde entrar num navio, até tentar usar um barco encalhado.
No segundo ponto de vista, nota-se a visão de dois pilotos da Royal Air Force, em seu dever de proteger os navios de vários spitfires. Essa visão se mostra tensa, especialmente na visão de um pilotos (Tom Hardy, com quem já trabalhou com Christopher Nolan, em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge).
Já no terceiro ponto de vista, mostra-se um drama de uma família, composta de um pai (Mark Rylance, de Ponte dos Espiões) e seus filhos que são convocados para salvar os soldados. Em certo momento, soldados se juntam a eles, como o de um navio naufragado (Cillian Murphy, de Batman Begins), até o companheiro de um dos pilotos.
O mais curioso disso tudo, é que embora seja um pouco confuso as transições, a história é bem conectada e não deve nada a outros blockbusters como
A Conquista da Honra ou
Cartas de Iwo Jima.
Embora tenha-se baseado na Operação Dínamo (1940), há vários paralelos curiosos com eventos atuais, como o fato dos refugiados que estão resgatados na Europa nos barcos, como no caso da visão da família, ou da entrada de vários estrangeiros que estão sendo enviados aos campos de refugiados, na Europa, isso através da visão dos soldados resgatados. É bom vermos um filme que se baseie em um fato real e que faça paralelos com esses temas atuais.
Por fim, devo parabenizar não só a atuação de vários atores britânicos, como Kenneth Branagh ou James D´Arcy, mas também o escalamento de vários atores desconhecidos como Harry Styles ou Fionn Whitehead, além é claro dos conhecidos dos filmes de Christopher Nolan, como já mencionei, Tom Hardy ou Cillian Murphy. Uma curiosidade interessante é que esse filme não utiliza efeitos CG. A maioria dos soldados ou personagens secundários são figurantes, o que dá um toque autêntico de realismo.
Dunkirk é considerado, diante de todos esses aspectos, um filme grandioso e atual. Embora as suas transições sejam um pouco difíceis de acompanhar, é um filme memorável, com ótimas atuações e paralelos com nosso dia-a-dia. Dito isso, é possível que esse filme ganhe vários Oscars, até mesmo de Melhor Filme de 2017. Recomendado para os fãs dos filmes de Christopher Nolan e para queles que adoram ver filmes baseados em eventos da 2° Guerra Mundial.